Cidades

Natal em hospital de Niterói leva alegria para a criançada

O Natal chegou mais cedo para cerca de 70 para crianças e adolescentes que recebem atendimento ambulatorial na enfermaria de Aids do Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro de Niterói. Na quinta-feira (13), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou uma confraternização natalina para os pequenos pacientes, com direito a presentes e visita do Papai Noel. A unidade é referência no tratamento das crianças com vírus HIV positivo.

O diretor do hospital, Ubiratan Moreira Ramos, explicou que as atividades recreativas proporcionam bem-estar aos pacientes e familiares.

“Esse é um momento de alegria importante para as crianças e adolescentes que frequentam o ambiente hospitalar. Realizamos as atividades em todas as datas festivas, como Natal e Dia das Crianças, e ficamos felizes com o resultado”, contou.

A transmissão congênita do HIV pode acontecer durante a gestação, parto ou pelo aleitamento materno. Por isso, o pré-natal deve ser acompanhado de forma segura com o tratamento por antirretrovirais ao ser identificado o vírus na gestante.

“Aqui realizamos o acompanhamento ambulatorial de cerca de 70 crianças com o vírus, atendidas por uma equipe formada por médico infecto-pediatra, assistentes sociais, técnicos e enfermeiros”, explicou a nutricionista Kathleen Rocha.

Papai Noel entregou presentes para as crianças, animadas também pelos palhaços do projeto social “Espalha Riso”. O evento contou ainda com a parceria do curso de técnico de enfermagem do SENES que mobilizou 52 dos seus alunos para a atividade.

Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com ampla assistência e tratamento. O Hospital Municipal Carlos Tortelly é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças, adolescentes. Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista, ginecologista.

< Nunes lança sua biografia na Gávea Mães podem ganhar direito de amamentar em concurso <